“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. John Dewey

A escola é uma organização que, como muitas outras, lida com pessoas. Sua peculiaridade está em ser a primeira instituição onde os cidadãos, ainda crianças, conhecem depois da família. Mais ainda, uma instituição que, em complemento às famílias, tem a missão de educar. É por tudo isso que a família Sagrado Coração de Jesus orgulha-se em ser escolhida para ajudar na formação de seus filhos. Agradecemos a confiança em nós depositada e esperamos propiciar aos nossos educandos, condições em nós depositada e esperamos propiciar aos nossos educandos, condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, a fim de tornarem-se cidadãos com consciência ética, críticos, empreendedores e principalmente seres humanos autênticos, preparados para os desafios da vida.

Educar com valores: construir lições para a vida

História

O colégio Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 28 de agosto de 2000, com o objetivo de colaborar com a comunidade no processo educacional. Tem como principal proposta, a formação de pessoas integradas nas dimensões espirituais, emocionais, relacionais, cognitiva e social

Proposta Pedagógica

O Colégio Sagrado Coração de Jesus contextualiza sua ação educativa por meio de uma aprendizagem significativa, possibilitando ao educando contínua reflexão, análise e discernimento da realidade e, direcionando sua ação ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, psíquicas e motoras, por meio dos processos educacionais de formação e informação, de maneira equilibrada.

Nossa proposta está centrada na aprendizagem do aluno por meio da interação e relacionamento, visando o desenvolvimento de suas potencialidades para que aprenda a pensar sobre aquilo que faz, para que busque, selecione, reelabore e aplique os seus conhecimentos, tais como:

• Aprender a conhecer – que indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
  • Aprender a fazer – que mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo em busca dos acertos;
  • Aprender a conviver – que traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
  • Aprender a viver – sendo capaz de exercitar a criticidade frente à realidade, por meio do estudo de conteúdos contextualizados.

Missão

Com disciplina, organização e responsabilidade, investindo em um programa educacional de alta qualidade, valorizar a tríade aluno/família/escola, através de práticas pedagógicas desafiadoras, do estímulo à participação ativa da família, da busca contínua da excelência acadêmica e da educação para a vida.

Visão

Ser reconhecido como referência nacional, utilizando processos educacionais inovadores, focado na formação de um cidadão íntegro, de visão humanista que integre a cultura da razão, emoção, da sensibilidade, preparado para atuar com sucesso na sociedade do conhecimento, onde a inovação e o aprendizado são valores permanentes.